Romaria do Pai Eterno reúne 3,2 milhões de fiéis e dá início a Jubileu de 180 anos de devoção

8 de julho de 2019 0 Por PORTAL ACI

Durante dez dias da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, cerca de 3,2 milhões de fiéis passaram pelo Santuário de Trindade (GO), na festa que foi encerrada no domingo, 7 de julho, com o anúncio do início do Jubileu dos 180 anos desta devoção.

A festa do Divino Pai Eterno de Trindade é o maior evento religioso do Centro-Oeste do Brasil, o segundo maior do país e a maior festa no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Neste ano, durante o encerramento da festa, o Arcebispo de Goiânia assinou o decreto de anúncio da proclamação do Ano Jubilar pelos 180 anos de devoção ao Divino Pai Eterno, que começou no domingo, 7 de julho, e segue até 5 de julho de 2020. O documento decreta a concessão das indulgências parcial e plenária.

Na ocasião também foi apresentado um selo comemorativo para marcar o Jubileu, com gravura do artista goiano Sílvio Morais. O selo é composto por elementos que remetem ao futuro da devoção ao Pai Eterno.

Estão representados na gravura o casal Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira, que deram início à devoção ao Pai Eterno; o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade; a silhueta da Nova Casa do Pai e a fé, representada pelos romeiros.

“Somos Igreja reunida em pleno século XXI. Uma devoção tão antiga que mantém unido o nosso povo. É comovente e emocionante ver a maré de gente andando pela Rodovia dos Romeiros, principalmente os jovens, que participam desta grande festa. Aqui nos encontramos como irmãos na casa do Pai, por isso o nosso coração vibra e agradece”, expressou o Arcebispo, segundo o site do Santuário do Pai Eterno.

Por sua vez, o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. André Ricardo de Melo, agradeceu o reconhecimento da Arquidiocese de Goiânia. Manifestou também “gratidão a todos os romeiros que vem de tão longe, mas de um modo especial a todos os missionários redentoristas, que se empenham na propagação desta devoção e na realização desta festa”.

“Agradecemos a confiança do povo de Deus, que sempre nos ajuda a levar a Romaria a diante”, acrescentou.

Sede santos

A Romaria 2019 do Divino pai Eterno teve como tema “Sede santos como vosso Pai é Santo”. Durante os dez dias de programação, foram celebradas no total 139 missas, 45 novenas, 18 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias.

Na manhã de domingo, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, presidiu a Missa Solene no altar externo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Ao refletir sobre o tema da festa, o sacerdote ressaltou que “a santidade é a vocação, o grande chamado do Pai para todos os cristãos, que sejamos diferentes da realidade mundana, separados da imundície, porque Deus é santo e puro e Ele quer que seu povo seja luz na vida das outras pessoas”.

Presente na celebração o Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz aproveitou a ocasião para entregar a tradicional Carta Pastoral da arquidiocese, a qual, neste ano, teve como tema o Espírito Santo.

“Hoje é um dia de muita alegria. É a 17ª Festa da qual eu participo e espero participar até quando Deus me chamar para a vida eterna. É um momento imperdível, é uma festa que dá muita glória a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e a gente gosta de estar presente para se unir ao coro dos que vêm abraçar o Pai, receber o Filho e ser habitado pelo Espírito Santo paráclito”, declarou o Prelado.