Festa de São Cristóvão: Padroeiro da Comunidade do Canaã

28 de julho de 2019 0 Por PASCOM

“Que sejamos como São Cristóvão; disponíveis ao serviço do reino

Domingo 28 de Julho (17ª semana do tempo comum), a Comunidade São Cristóvão do Bairro Canaã da Quase Paróquia Cristo Rei (Itamaraju), exulta neste dia de festa, Iniciada com o Tríduo desde o dia 25 a 27 concluindo assim mais um ano de graças alcançadas pela intercessão do Santo Padroeiro São Cristóvão.

São Cristóvão o Padroeiro dos motoristas e viajantes, seu nome de batismo era Réprobo, pouco se sabe sobre a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem Cananéia e por conta disso, sua profissão era ser um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse. Sua presença quase sempre era sinônimo de vitória. Dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que em uma determinada noite escutou uma criança chamá-lo para ajudá-la a atravessar a margem do rio. Cristovão colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristovão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação: “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”.

A Carreata iniciou as 08:30 min, saindo da Matriz Nossa Senhora de Fátima pelas principais ruas de Itamaraju ganhando sentido a BR 101, em direção ao Bairro Canaã, ao fazer o contorno no posto policial a Procissão motorizada parou em frente a entrada do bairro para tradicional aspersão de água benta nos veículos realizada por Padre Ronaldo Cardoso.

A Santa Missa iniciou em seguida presidida pelo mesmo, no qual traz em sua homilia o verdadeiro sentido missionário de São Cristóvão ” Servir a Jesus com sua própria humildade”:

” Jesus muitas vezes se disfarça de pessoas simples unicamente para por a prova nossa caminhada, é interessante que Jesus se faz presente no irmão para que eu, você e todos nós possamos agir com servidão e plena simplicidade”

Os Convidados deste dia festivo foram: a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Comunidades do Interior da Área Pastoral, Paróquia São Cosme e São Damião, e Comunidades: São Pedro, Nossa Senhora do Rosário, São Francisco, São Miguel Arcanjo – Pau Brasil, Caminhoneiros, Taxistas, ciclistas, Moto-taxistas, Motoristas e o povo geral.

Após a Santa Missa, iniciou o almoço comunitário com grande participação dos fiéis dos diversos lugares e distritos de Itamaraju. Ambos vieram receber as bençãos de Deus pela intercessão de São Cristóvão.